5 erros em logística que podem afundar sua empresa

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Datas comemorativas com o Natal e a Black Friday são períodos de vendas entre os maiores do ano para os negócios online. As empresas que conseguem se valer do marketing e de toda a atmosfera que estes períodos criam, experimentam bons lucros e têm ótimos resultados. No entanto, alguns e-commerces não aproveitam como deveriam essa oportunidade. Por falta de planejamento ou perspectiva, muitas empresas acabam cometendo falhas imperdoáveis em seus processos de estoque e de entrega. Quer descobrir quais são os 5 erros em logística que podem afundar sua empresa?

Confira no post de hoje:

Falta de preparo de pessoal

Umas das grandes falhas que as empresas cometem na Black Friday é treinar só a equipe de vendas e se esquecer do pessoal da logística. É essencial saber que todos os profissionais do e-commerce precisam estar preparados adequadamente para essa data e você precisará traçar novas estratégias para o estoque e a entrega. Portanto, faça um planejamento com todos os responsáveis, mantenha os objetivos claros e as informações transparentes para que esse dia seja um sucesso total.

Prometer e não cumprir

Uma das coisas que mais mina a moral de uma empresa com seus clientes é prometer e não cumprir. E em períodos como no Natal, os riscos disso acontecer são muito maiores. Tome cuidado redobrado não só com os prazos, mas com a existência dos produtos em estoque (para não fazer uma venda e depois perceber que o item não está disponível). Assim você mantém seu público satisfeito e faz essa data trabalhar a seu favor — e não contra você!

Não contar com a tecnologia

Um pessoal bem treinado ajuda bastante a conseguir evitar problemas , mas confiar apenas nos processos manuais para gerenciar a cadeia logística pode não ser a melhor opção. Para reduzir os erros, talvez esse seja o momento de utilizar soluções tecnológicas para automatizar algumas tarefas, como monitoramento de entregas e coletas. Softwares de gestão e de frota podem ser úteis para saber a real situação do estoque e até para acompanhar em tempo real o posicionamento de veículos, permitindo antecipar e corrigir problemas com atrasos, por exemplo.

Escolha inadequada do tipo de transporte

Qualquer negócio online precisa contar com diversas opções de transporte em logística, mas quando o assunto é Black Friday, essa ideia precisa ficar ainda mais arraigada. Você precisa estar ciente das características dos seus produtos e dos prazos estipulados para saber qual transporte será mais adequado. O rodoviário é bom para distâncias mais curtas, o ferroviário tem frete mais barato, mas leva mais tempo, e o aéreo é perfeito para produtos com maior valor agregado. Escolha certo.

Atrasos na entrega

Os atrasos na entrega já são a principal reclamação dos clientes após a Black Friday no Brasil. Para evitar essas situações, além de integrar as equipes e áreas internas, é preciso organizar as tarefas de cada funcionário. Depois, é preciso enviar pelos meios adequados e ter em mente que a venda não é o último contato com seu comprador, mas sim todo o processo. A falta de pontualidade pode fazer você perder não só aquele negócio, mas um cliente potencialmente perene: prepare-se antecipadamente e dê prazos reais.

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